LGPD: Saiba 3 direitos do titular

Francisco de Paula Camargo de Souza Brito advogado
outubro 6, 2020
Grupos de whatsapp de condomínio com LGPD: como ficam?
outubro 22, 2020

🔒 A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor e possui compromissos claros quanto à gestão de dados pessoais. A seguir, destacamos 3 direitos que o titular tem de acordo com as regras estabelecidas (Artigo 18). Confira:

1️⃣ Confirmação
É direito do titular do dado saber se determinada empresa/profissional possui os dados arquivados (digital ou papel) e, caso sim, como os conseguiu. A empresa/profissional deve responder ao titular de maneira simplificada ou completa, em prazo de até 15 dias.

2️⃣ Acesso
No caso da ciência de que a empresa/profissional possui esses dados, o titular pode exercer seu direito de acessá-los e, assim como na confirmação, obter a resposta imediata. Lembrando que esse acesso deve ser gratuito e simples.

3️⃣ Retificação
Constatando que os dados estão desatualizados, incorretos ou incompletos, o titular poderá retificá-los. A empresa/profissional deverá atender ao pedido imediatamente ou justificar a impossibilidade , estabelecendo um prazo para fazê-lo . E a empresa/profissional também deve informar todas as empresas/profissionais com os quais tenha compartilhado aquele dado sobre a necessidade da modificação do dado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *