As negociações de compra e venda de imóvel podem ser bem burocráticas e longas, dependendo da situação. Caso você esteja pensando em adquirir uma propriedade ou negociar algo de sua posse, é preciso estar ciente de todas as peculiaridades deste documento tão importante.
O contrato de compra e venda funciona como um compromisso entre vendedor e comprador. Nele, fica registrada a intenção do primeiro entregar a posse do imóvel para o segundo, o qual deverá disponibilizar a quantia correspondente ao valor da propriedade adquirida. A venda só se concretiza com a lavratura da escritura pública por um tabelião no cartório de registro, sendo essa a etapa posterior à da assinatura do contrato.
Ele tem por objetivo estipular o valor acertado entre as partes na negociação, as condições e formas de pagamento. Segundo o Código Civil, instrumento que rege os contratos desse tipo, as duas partes devem ser capazes e o bem lícito.
A partir do momento em que o papel for assinado por ambas as partes e registrado em cartório, cria-se o direito real da compra do imóvel.
Mas antes de concretizar o ato é indispensável estar atento a:
☑ Conhecer bem com quem está negociando;
☑ Conferir a documentação;
☑ Ler o memorial descritivo;
☑ Verificar a quitação das cotas condominiais;
☑ Exigir a vistoria do imóvel;
☑ Observar as datas de pagamento e desocupação;
☑ Atentar-se à multa e à cláusula de desistência;
☑ Arquivar os documentos;
☑ Buscar ajuda profissional